Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão inicia projeto piloto para calçadas acessíveis

em 31-01-2019

A Prefeitura de Guarulhos iniciou a supressão de 16 árvores no entorno da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) para atender pessoas com limitações de locomoção. Desenvolvido pela SAI, com parceria das Secretarias de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade Urbana, Obras e Proguaru, o projeto prevê a retirada de espécies exóticas e com raízes radiculares, o plantio de aproximadamente 30 espécies e construção de calçada acessível no quarteirão da SAI.

 


O subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, informa que trata-se de projeto piloto para melhorar a acessibilidade nas calçadas, pois existe um grande fluxo de pessoas com deficiência no entorno da SAI e do CAPS – Recriar Infantil, além do intenso movimento de crianças e transporte escolar na Escola Estadual Antônio De Ré e a parada final de ônibus do Bom Clima.


 


Segundo Messias, embora as pessoas digam que calçadas são para idosos ou pessoas com deficiência, na verdade são para todos. “Hoje as pessoas andam nas ruas com riscos de serem atropeladas ou se machucarem devido aos obstáculos nas calçadas. Por isso, a SAI apresentou projeto para o Governo fazer calçada acessível, que sirva de exemplo para outros logradouros”, disse o subsecretário. Messias também informou que tem proposta de micros pontos de acessibilidade, como exemplo nas proximidades do Cemeg, por onde transitam muitos idosos e pessoas com deficiência. A ideia é transformar o entorno acessível, bem como próximo a hospitais, fórum, locais que têm grande circulação de transeuntes.


 


Vamos tornar a cidade mais acessível. Guarulhos é uma cidade montanhosa e as calçadas são verdadeiras escadas de uma casa para outra. É impossível ter acessibilidade para a cidade inteira, não tem como quebrar tudo e fazer de novo, mas faremos o possível para melhorar”, ressaltou o subsecretário.


 


O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, que já participou de vivência no entorno da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, afirmou que “a iniciativa é importante para que todas as pessoas possam transitar com segurança pelas calçadas da cidade, em especial nos locais com excesso de obstáculos”.


Patrocinadores

guaru_com_radar.png
bonsucesso.png
comercialradar.png
proguaru.png
camara.png
sincom.png
vigorito.png
ace.png
shoppingguarulho.png
guarulhos.png
guarucoop.png
coopertrans.png
unimed.png
rodacenter.png